Como fintar os riscos de usar um computador público? - TVI

Como fintar os riscos de usar um computador público?

Internet

Eliminar «Histórico» e usar pendrive evitam ameaças

Relacionados
Quando um utilizador é forçado a recorrer a um computador público, seja numa biblioteca, num hotel ou cibercafé, fica exposto a uma série de ameaças que normalmente não o atingem quando o meio de comunicação é o computador pessoal.

De acordo com a Trend Micro, perante os desafios à privacidade, há um conjunto de dicas de segurança a ter em conta, até porque os computadores públicos podem não ter instalado o necessário «software» de segurança para a protecção de dados.

Entre as precauções a ter em conta, manter uma pendrive sempre à mão é das mais importantes, até porque se for necessário realizar um download pode guardá-lo neste dispositivo em vez do desktop, evitando assim eliminar dados do sistema quando terminar de usar o computador.

Por outro lado, há que ter em atenção as instruções no web browser quando se questiona se se devem guardar as passwords nos diversos programas utilizados: «Certifique-se que estas caixas não guardam os seus dados quando acede ao e-mail ou a outras informações», recomenda a Trend Micro.

Aceder a contas bancárias é um risco

A empresa sugere ainda que se limpe o «Histórico» após cada utilização e que se evite aceder a contas bancárias ou outras informações sensíveis a partir de um computador público. A razão é simples: «Não vale a pena o risco», adverte.

Caso seja mesmo necessário aceder a este tópico, a Trend Micro sugere a instalação de «software» gratuito que protege o utilizador contra o «spyware», como é exemplo o programa «Transaction Guard».
Continue a ler esta notícia

Relacionados