I Encontro Brasil-Portugal gera mais de 18 milhões em negócios - TVI

I Encontro Brasil-Portugal gera mais de 18 milhões em negócios

Brasil

O I Encontro de Negócios Brasil-Portugal, que terminou esta quinta-feira em Lisboa, gerou negócios da ordem dos 25 milhões de dólares (cerca de 18,6 milhões de euros), disse à agência «Lusa» fonte da organização.

Relacionados
Para a directora de projectos internacionais da APEX, agência governamental brasileira de promoção e exportações e investimentos, Sílvia Lima, a iniciativa foi um «sucesso que ultrapassou em muito as melhores expectativas».

«À partida, contávamos que os contactos entre os empresários dos dois países gerassem cerca de 9 milhões de dólares», destacou à «Lusa».

Ao longo dos dois dias de trabalhos, 51 empresas brasileiras promoveram os seus produtos junto de congéneres portuguesas, ligadas à área de abastecimento de supermercados, participando em cerca de 400 reuniões, «substancialmente mais que as 325 inicialmente previstas», precisou Sílvia Lima.

A iniciativa visa ainda aproveitar Portugal como «porta de entrada nos mercados europeu e africano, sobretudo o espaço africano lusófono».

«As potencialidades dos produtos brasileiros no mercado português são elevadas, uma vez que a política económica portuguesa propicia também alargar o âmbito de acção aos mercados da União Europeia e também a outros mercados de Língua Portuguesa, como Angola, Cabo Verde e Moçambique», afirmou.

A APEX trouxe a Lisboa empresários e representantes de 51 empresas ligadas aos sectores alimentar, bebidas, café, serviços, embalagem e artesanato.

Segundo dados oficiais brasileiros, referentes a 2006, a balança comercial entre os dois países é largamente favorável ao Brasil, cujas exportações para Portugal atingiram os 1.460 milhões de dólares (cerca de 1.123 milhões de euros).

No sentido contrário, o volume de exportações de Portugal para o Brasil quedou-se pelos 312 milhões de dólares (cerca de 240 milhões de euros), gerando, em 2006, um saldo positivo para o Brasil no montante de 1.140 milhões de dólares (cerca de 877 milhões de euros).
Continue a ler esta notícia

Relacionados