Euribor já estão abaixo dos 3% - TVI

Euribor já estão abaixo dos 3%

Zona Euro

Prestações vão começar a cair a sério

Relacionados
As taxas Euribor estão em queda há quase três meses e a grande descida das prestações de crédito à habitação vai começar a ser sentida a partir de agora por milhares de famílias, à medida que os seus contratos forem sendo revistos.

Desde 10 de Outubro que as taxas comerciais e interbancárias estão a corrigir, reagindo à melhoria das condições no mercado do crédito e também aos cortes efectuados pelo Banco Central Europeu (BCE) na taxa de referência que caiu 175 pontos base em três meses, para os actuais 2,5%.

Esta quarta-feira, a última sessão do ano, as taxas voltaram a cair e a Euribor a seis meses ficou nos 2,971%. Também a taxa a três meses recuou para 2,892%. Em ambos os casos, trata-se do mínimo desde 2006. Apenas a Euribor a 12 meses continua acima dos 3%, mas pouco: encerra o ano nos 3,049%.

Quer para as famílias que têm os seus créditos indexados à taxa a três meses, quer para as que os têm indexados à taxa a seis meses, (os dois prazos mais usados em Portugal como indexantes dos créditos à habitação) as prestações vão baixar, e bastante. Se tomarmos como referência um empréstimo de 150 mil euros a 35 anos, a descida será superior a 160 euros, em ambos os casos.

Em 2009, mais boas notícias são esperadas. Os analistas acreditam que o BCE vai voltar a cortar o preço do dinheiro, provavelmente logo em Janeiro, seguindo-se mais descidas ao longo do ano. As Euribor deverão acompanhar a tendência e as prestações baixarão ainda mais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados