Novo biocombustível a partir de algas marinhas - TVI

Novo biocombustível a partir de algas marinhas

Madeira1

Porto Santo: projecto arranca em 2009 para diminuir a dependência do petróleo

Relacionados
Rui Rebelo, presidente da Empresa Electricidade da Madeira (EEM), anunciou esta quinta-feira que dentro de um ano vai começar a ser produzido biocombustível a partir de algas marinhas no Porto Santo, com o objectivo de diminuir a dependência do petróleo, informa a agência Lusa.

«Esta opção permitirá a redução de 17 mil toneladas de fuel, diminuindo a dependência do exterior, a redução em 50 mil toneladas de emissões de CO2 e assim tornar o Porto Santo numa montra de referência em termos ambientais e de tecnologia», adiantou Rui Rebelo.

O projecto «Biocombustível Marinho - A Energia do Futuro», resultante da cooperação entre a EEM e a vice-presidência do Governo Regional do Porto Santo, tem como objectivo fazer com que a «ilha dourada» deixe, em 2016, de depender do petróleo.

De acordo com Cunha e Silva, vice-presidente do Governo Regional, este projecto deverá receber co-financiamentos da União Europeia, no âmbito da política de incentivo à redução da dependência do petróleo por parte dos países membros. «Esta experiência pode em breve ser alargada à ilha da Madeira, em muito maior escala, e se assim for podemos estar na presença de uma experiência fantástica», acrescentou.

O governante manifestou ainda a sua convicção de que a concretização desta experiência irá servir para abastecer outras indústrias e, talvez, transformar o produto final em combustível para exportação. «A Madeira dá mais um passo para obter uma eficiência energética de 27 por cento baseada nas energias renováveis», disse ainda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados