McDonald's vai investir 600 milhões para crescer na Europa - TVI

McDonald's vai investir 600 milhões para crescer na Europa

  • Rui Pedro Vieira
  • 22 ago 2007, 13:18
Cadeia norte-americana McDonald's

O grupo de «fast food» McDonald's quer crescer na Europa e conta investir cerca de 600 milhões de euros (800 milhões de dólares) até ao fim do ano no Velho Continente.

Relacionados
Em declarações ao «Financial Times», o presidente da companhia, Ralph Alvarez, defende que a Europa «é a região mais estimulante para a empresa este momento» e que o investimento previsto é semelhante ao do mercado americano «apesar do número de restaurantes ser apenas a metade».

Contactada pela «Agência Financeira», fonte da McDonald's Portugal disse ainda «não ter dados disponíveis sobre como vai ser repartido esse investimento pelos diferentes países» e, em particular, por Portugal. Contudo, a mesma fonte explicou que o mercado europeu tem conhecido um crescimento consecutivo há 19 meses. No ano passado, a Europa representou para o negócio global da companhia 28 por cento das vendas.

Ainda segundo o presidente da McDonald's, a marca «é americana, mas tem de se tornar mais europeia». Entre as medidas previstas pelo grupo alimentar está a redecoração dos seus restaurantes e dar mais poderes aos directores regionais que operam com a franquia do restaurante e aumentar a percentagem de franchisados.

Com 30 mil estabelecimentos em cem países, a McDonald's quer reduzir o número de restaurantes próprios para cerca de 20 por cento. Em Portugal, a empresa possui 120 espaços, 95 dos quais franchisados (valor que representa uma taxa de 80%).

«As lojas franchisadas têm normalmente maiores margens operacionais», sublinhou Ralph Alvarez ao «Financial Times».
Continue a ler esta notícia

Relacionados