Entre Janeiro e Junho de 2007, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 19,8 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios «above the line» (televisão, rádio, imprensa, cinema e «outdoor»).
Este valor representa, no entanto, uma quebra de 17,3% face ao semestre homólogo de 2006. Mas, de acordo com o estudo, esta situação pode relacionar-se com o facto do período de recolha de informação relativa a 2007 não estar ainda concluído.
Na televisão e na imprensa observaram-se pequenos aumentos (de 3,2% e 3,8% respectivamente) face ao primeiro semestre de 2006, enquanto na rádio e no «outdoor» se registaram quebras (de 12,2% e de 22,6%).
Já no cinema assistiu-se a um aumento de 61,8% face ao àquele período homólogo.
Unilever é a maior investidora
A Unilever-JM foi o maior investidor do semestre, com um «share of voice» de 3,7% face ao total do mercado publicitário e de 10,7% face ao total dos 20 maiores anunciantes do período.
A Procter & Gamble ficou em segundo lugar da tabela de maiores anunciantes, com um «share of voice» de 2,8% face ao total do mercado publicitário e de 8,1% face ao total dos 20 mais.
No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram 34,9% do valor publicitário registado entre Janeiro e Junho de 2007, em preços de tabela.
A indústria da alimentação foi o sector de actividade que mais investiu em publicidade durante o primeiro semestre, responsável por 11,6% do total investido no período.
A higiene pessoal foi o segundo sector a colocar mais publicidade, 10,9% do total, e os bancos e outras instituições financeiras foram o terceiro sector mais activo no mercado publicitário, com 10,3% dos montantes globais.
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Indústria da alimentação lidera publicidade
- Redação
- SPP
- 22 ago 2007, 10:59
![Televisão](https://img.iol.pt/image/id/5831755/1024.jpg)
A indústria da alimentação liderou o investimento publicitário realizado, a preço de tabela, nos principais meios de comunicação, segundo os dados da MediaMonitor.
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