Sexo é segunda causa de morte - TVI

Sexo é segunda causa de morte

  • Portugal Diário
  • 1 nov 2006, 23:47

Em países em desenvolvimento. Nos industrializados é a nona

As relações sexuais de risco são a segunda causa de doença e de morte nos países em desenvolvimento e a nona nos países industrializados, informou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), noticia a Lusa.

A organização da ONU com sede em Genebra coordenou um estudo sobre os problemas da saúde sexual e reprodutiva, no qual se denuncia uma diminuição de fundos destinados ao combate destes problemas, «crescentes ingerências políticas» e «reticência geral a enfrentar este tipo de ameaças».

O estudo, elaborado com dados de 59 países e que esta semana foi publicado pela revista «The Lancet», revela que os casamentos cada vez mais tardios propiciam relações sexuais prévias, que por seu turno, explicam o aumento de gravidezes não desejadas, abortos fora do controlo médico e a propagação de doenças de transmissão sexual entre os jovens.

Assim, a OMS calcula que haja cerca de 80 milhões de gravidezes não desejadas por ano, das quais 45 milhões são interrompidas, bem como 19 milhões de abortos que se praticam fora de controlo médico.

Estes abortos traduzem-se «em cerca de 68 mil mortes e milhões de atentados contra a saúde e incapacidades permanentes, refere a OMS. Anualmente, mais de meio milhão de mulheres morre devido a complicações derivadas da gravidez e do parto.

Contudo, a OMS assegura que o acesso mundial a métodos anticonceptivos melhorou, apesar de calcular que ainda há no mundo cerca de 120 milhões de casais «que não os conseguem, apesar de os quererem utilizar ou de os necessitar».

«Estas estatísticas são a amostra de um espantoso catálogo de dramas humanos, assegura a sub-directora-geral da OMS para a Saúde Familiar, Joy Phumaphi, que defende que «a comunidade internacional dá cada vez menos prioridade a este tipo de problemas».
Continue a ler esta notícia