"Legionários de Cristo eram uma força protegida pelo Vaticano" - TVI

"Legionários de Cristo eram uma força protegida pelo Vaticano"

Comentário de Constança Cunha e Sá na 21ª Hora desta segunda-feira

Constança Cunha e Sá comentou a polémica resultante da decisão do Papa Francisco de abolir o segredo pontifício dos casos de abuso sexual na igreja católica.

A notícia chega numa altura em que é revelado que, entre 1941 e 2019, 175 menores foram abusados por 33 padres pertencentes ao grupo Legionários de Cristo.

De certa forma, os Legionários de Cristo eram uma força conservadora muito poderosa dentro da igreja e protegida pelo Vaticano", diz a comentadora, adiantando que só em 2006, o Papa Bento XXVI conseguiu afastar o fundador da ordem, "já depois das denúncias serem mais do que evidentes".

Constança Cunha e Sá afirmou que os abusos sexuais dentro da igreja têm sido uma das batalhas que o Papa Francisco tem travado com mais força.

Esta decisão é histórica porque a igreja vai disponibilizar todos os arquivos canónicos às autoridades civis", afirmou, avançando que as vítimas vão ter acesso aos processos e não são "obrigadas ao silêncio".

Segundo a comentadora, o Papa apelou ao fim da rigidez e da inércia e desafiou a igreja a "deixar-se levar corajosamente pelos desafios do presente".

Continue a ler esta notícia