Estado demora menos 8 dias a pagar dívidas - TVI

Estado demora menos 8 dias a pagar dívidas

Dinheiro [arquivo]

Pagamentos estão a ser feitos mais tarde porque devedores enfrentam dificuldades

Relacionados
O Estado está a demorar menos 8 dias a pagar as suas contas face ao ano anterior.

A conclusão é do Índice de Pagamentos para Portugal, que a consultora Intrium Justitia apresentou esta segunda-feira, e que revela ainda que os consumidores e as empresas estão a demorar mais tempo a pagar as suas contas.

Além disso, há cada vez mais facturas a serem pagas dentro de 30 dias. Já a percentagem de incobráveis permanece a um nível elevado, de 2,7 por cento.

O barómetro, que contemplou inquéritos em 25 países europeus, refere que 77% dos inquiridos temem um aumento dos riscos de pagamento durante o próximo ano e 90% confirmam que estão a receber os pagamentos mais tarde. Motivo? O estudo diz que «os devedores estão a enfrentar dificuldades financeiras», tenham elas a ver com diminuição de vendas ou menos liquidez.

Europeus recebem pagamentos 18 dias mais tarde

Quando comparadas com o resultado europeu, também as empresas portuguesas esforçaram-se por pagar primeiro às entidades públicas, quando estão com pouca liquidez. No entanto, embora o atraso nos pagamentos das entidades públicas tenha melhorado, o tempo para receber um pagamento da parte destas entidades permanece elevado.

De acordo com o director-geral da Intrum Justitia, Luís Salvaterra, «a hipótese de receber os pagamentos atempadamente da parte dos clientes, das empresas e das entidades públicas tem vindo a piorar nos últimos meses e de acordo com a maioria dos inquiridos, prevê-se que a situação se possa agravar».

O estudo revela ainda que, na Europa, o atraso no recebimento dos pagamentos aumentou para os 18 dias, comparativamente com os 17 dias de 2008 e a percentagem média dos incobráveis aumentou de 1,9% em 2007, para os 2% em 2008, encontrando-se agora nos 2.4%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados