Oposição quer entender as razões da privatização do BPN - TVI

Oposição quer entender as razões da privatização do BPN

Caso BPN

Deputados exigem que ministro revele quanto dinheiro o Estado gastou com a nacionalização do banco

Relacionados
O PCP e o BE apresentaram, esta sexta-feira, no Parlamento, um requerimento a pedir a presença «urgente» do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, na próxima reunião da Comissão de Orçamento e Finanças, para debater a decisão de reprivatizar o BPN.



«Face à gravidade e às implicações financeiras desta decisão do Governo, o grupo parlamentar do PCP considera absolutamente imprescindível que o ministro de Estado e das Finanças preste todas as informações relativas a esta operação», pode ler-se no requerimento dos comunistas.



«É absolutamente imprescindível que Teixeira dos Santos explique as razões para privatizar o BPN. Queremos saber quantos milhões os portugueses meteram no BPN e porque razão vai um banco agora limpo para as mãos da iniciativa privada», acrescentou o deputado do PCP Honório Novo aos jornalistas.



Para o Bloco de Esquerda «trata-se de uma decisão com impacto significativo na execução orçamental», pelo que é necessário «discutir os termos desta operação e fazer o balanço da nacionalização do BPN» e ainda «esclarecer a posição do Governo face a propostas de solução para a crise do BPP».



«Queremos perceber os termos dessa operação [privatização do BPN] e os danos que fez às contas públicas e aos contribuintes. Quanto ao BPP, Teixeira dos Santos anunciou novas decisões para Dezembro e nós queremos saber quais são», disse aos jornalistas o deputado do BE José Guilherme Gusmão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos