Portugueses acham que economia do país será pior em 2009 - TVI

Portugueses acham que economia do país será pior em 2009

Consumidores em pânico

Apenas 15% dos inquiridos diz que os próximos tempos serão melhores

Relacionados
A maioria dos portugueses considera que a situação económica do país será ainda pior daqui a um ano.

Os residentes no Continente com 18 e mais anos mostram-se assim muito pessimistas relativamente à evolução da economia do país e do seu agregado familiar. Os resultados de Fevereiro do Barómetro Político «Marktest» mostram um índice de expectativa de 31,4%, muito abaixo do limiar do optimismo (50%).

A maioria (53,6%) dos inquiridos refere mesmo que daqui a um ano a situação económica do país será pior, enquanto apenas 15% diz que será melhor e 23,5% considera que será igual.

Os portugueses mostram, no entanto, um sentimento menos negativo relativamente à evolução da sua própria situação económica pessoal e familiar: 16,1% acha que vai ser melhor no próximo ano, 28,9% considera que vai ser igual e 45,3% entende que vai ser pior.

Jovens menos pessimistas em relação ao futuro

Os idosos estão mais pessimistas relativamente à evolução da sua própria situação económica: 55,4% acha que ela vai ser pior, 19,9% que vai ser igual e apenas 8,4% espera que ela seja melhor.

Os jovens dos 18 aos 34 anos mostram menos pessimismo quanto à evolução da sua situação económica pessoal e familiar. Neste indicador distanciam-se dos restantes grupos etários, ao atingirem um índice perto do optimismo (47,9%), com 26,3% a achar que a sua situação económica será melhor, 37,9% a entender que será igual e 30,1% a temer que ela seja pior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados