Metro do Porto: continua duelo entre Rio e Governo - TVI

Metro do Porto: continua duelo entre Rio e Governo

  • Portugal Diário
  • 15 mar 2007, 15:52
Metro do Porto

Mário Lino só quer expansão da rede em 2009. Rio diz que pode começar este ano

Relacionados
A Junta Metropolitana do Porto (JMP) assumiu esta quinta-feira que a maior divergência que mantém com o governo sobre o futuro do metro do Porto é a relativa ao timing de expansão da rede, noticia a Lusa.

O Governo pretende lançar as obras apenas em 2009, num único concurso público e a JMP, apoiada em estudos da própria empresa Metro do Porto, entende que a expansão pode ser feita faseadamente, a começar já este ano, conforme sublinha numa contraproposta aprovada esta terça-feira, por unanimidade.

«Esta é a questão que mais nos separa», admitiu o presidente da JMP, Rui Rio, no final de uma reunião da estrutura que congrega 14 municípios do Grande Porto.

Ainda assim, Rui Rio admitiu alguma dilatação nos prazos que a JMP propõe para expansão da rede, após nova consulta à Metro do Porto, e «caso se confirme que os prazos são muito ambiciosos».

A contraproposta dos autarcas - que contempla também soluções para o modelo de gestão e financiamento - surge na sequência de uma reunião, que mantiveram no passado mês com o ministro das Obras Públicas.

Durante esse encontro, Mário Lino questionou o actual modelo de gestão e apresentou um novo calendário de obras.

Além de remeter a expansão da rede para 2009, o Governo quer passar a controlar a empresa, actualmente detida em 60 por cento pela JMP.

A contraproposta agora aprovada vai ser debatida em reunião da JMP com o ministro das Obras Públicas, a realizar na próxima terça-feira, no Porto, confirmou o autarca.

Rio não divulgou detalhes do documento, «para que o Governo a não conheça pelos jornais», mas os estudos que apoiaram a contraproposta da JMP sustentam que a expansão poderia começar já em Novembro com a linha de Gondomar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados