Porto: Elisa Ferreira passeou pelos bairros - TVI

Porto: Elisa Ferreira passeou pelos bairros

Elisa Ferreira apresenta candidatura à Câmara do Porto

Candidata criticou falta de inserção dos moradores na sociedade

Relacionados
A candidata socialista à Câmara do Porto esteve, esta quarta-feira, em alguns bairros da cidade, contestando a eficácia da política do presidente Rui Rio de demolição de bairros associados ao tráfico de droga, escreve a Lusa.

«Não podemos confundir o combate à droga com arrasar casas. Tratar a questão da droga através da destruição de equipamento construído, como se fez no São João de Deus e se quer fazer no Aleixo, é tratar um problema ao lado», apontou.

Elisa Ferreira considerou que o tráfico de droga e outros crimes praticados em alguns bairros ou a partir deles são «sobretudo uma consequência da desinserção das pessoas em relação à sociedade».

«Temos desemprego massivo e tanta gente excluída da escola e da formação. Enquanto não atacarmos esse problema e não trouxermos emprego para dentro da cidade, vamos ter essa tendência permanente», analisou.

A candidata do PS defendeu a continuação do programa de reabilitação dos bairros, «que o Governo tem vindo a financiar», mas sem descurar o interior das habitações e a envolvente, e contestou que os locatários de muitas casas reabilitadas tenham enfrentado aumentos de rendas «tão grandes que as pessoas ficaram numa situação dramática e, às vezes, têm de optar entre pagar a renda e pagar os medicamentos».

Elisa Ferreira referiu igualmente situações «gravíssimas» de famílias que estão em sobrelotação, «com as casas vazias e fechadas ao lado».

No sentido de aliviar o «estigma» associado aos moradores dos bairros, Elisa Ferreira preconizou que as moradas passam a ser designadas oficialmente pelo nome da rua e não pelo bairro: «É que começa a haver estigma quando as pessoas procuram um posto de trabalho e dizem que moram num bairro.»

A candidata socialista conversou com os habitantes dos Bairros Regado, do Carriçal e de São Tomé.
Continue a ler esta notícia

Relacionados