Portas vai processar ministro - TVI

Portas vai processar ministro

  • Portugal Diário
  • 26 fev 2008, 20:59
Paulo Portas no debate mensal - Foto Lusa

Líder do CDS-PP exige explicações ao primeiro-ministro. Quer saber se Sócrates «autoriza que os ministros se dirijam aos seus adversários nos termos inéditos em que o ministro da Agricultura o fez». E diz-se prejudicado no seu bom-nome Paulo Portas tem «calotes políticos», acusa Jaime Silva

Relacionados
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, anunciou esta terça-feira que vai processar judicialmente o ministro Jaime Silva por se considerar prejudicado no seu bom-nome e exigiu explicações do primeiro-ministro, José Sócrates, noticia a Lusa.

«Trata-se de um ministro do PS, o que ajuda a perceber de onde vêm [as afirmações] e para que servem. Decidi processar judicialmente o ministro da Agricultura», afirmou Paulo Portas, em conferência de imprensa na sede do CDS-PP.

Paulo Portas tem «calotes políticos»

Ministro «falta à verdade com quantos dentes tem»

Paulo Portas exigiu que o primeiro-ministro esclareça se «autoriza que os ministros se dirijam aos seus adversários democráticos nos termos inéditos em que o ministro da Agricultura o fez».

«Se cauciona a utilização de insinuações pessoais em vez de responder em termos políticos. E se subscreve as insinuações feitas pelo ministro da Agricultura. Aguardo uma resposta do primeiro-ministro que tem agendada amanhã [quarta-feira] uma deslocação jornadas parlamentares do PS», disse.

O líder do CDS-PP disse que retirará consequências «políticas e judiciais» da resposta do primeiro-ministro entender dar. «Nunca utilizei nenhuma insinuação pessoal contra [adversários políticos]. Tenho autoridade para exigir que o primeiro-ministro reponha o nível político. Da resposta do primeiro-ministro retirarei consequências políticas e judiciais», disse.

Transformar debate político em questão judicial

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, disse não compreender a razão porque o líder do CDS-PP quer transformar o debate político numa questão judicial, sublinhando que ao Governo também assiste o direito à crítica.

«Não percebo porque é que o Dr. Paulo Portas quer transformar o debate político numa questão judicial. O debate político democrático deve ser feito sem recurso aos tribunais», afirmou Augusto Santos Silva, em declarações aos jornalistas à entrada para o último jantar das jornadas parlamentares do PS, que estão a decorrer na Guarda.

«Acham que ia dar um casino?»

Ex-ministros ofereceram «jackpot».
Continue a ler esta notícia

Relacionados