Presidente ao som do rap e hip-hop - TVI

Presidente ao som do rap e hip-hop

Défice: Cavaco vai estar atento a eventuais agravamentos

Cavaco Silva visita «boas práticas» de cidadania em escola de Loures

O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou haver «boas práticas» de cidadania no concelho de Loures, numa visita que realizou em resposta ao seu recente apelo para uma maior participação dos jovens na política, noticia a agência Lusa.

O convite endereçado ao Chefe de Estado pela Associação de Jovens da Apelação (AJA) permitiu a Cavaco Silva observar uma resenha das actividades destes jovens na comunidade e na escola, tendo os alunos da Escola EBI da Apelação apresentado uma peça de teatro/multimédia cuja criatividade Cavaco Silva destacou repetidamente.

Uma versão curta dos 45 minutos da peça «A Próxima Estação» retratou a vida e experiência cívica dos jovens, com danças e música «hip-hop», vídeos temáticos produzidos pelos alunos, e uma composição inédita de «rap» com o título «Artigo 13º», alusiva ao princípio constitucional da Igualdade.

«Agradeço do coração» o convite dirigido pela associação dos jovens da Apelação, dos Clubes de Cidadania e Vitamina C, declarou Cavaco Silva dirigindo-se a uma plateia de alunos da Escola EBI.

«Agradeço do coração»

Cavaco Silva disse que a sua visita era já «consequência» da reunião que realizou recentemente em Belém com associações de jovens.

«Aquilo que estes jovens têm feito aqui na Apelação e no Bairro da Quinta da Fonte é uma expressão da actividade cívica e da actividade política», afirmou, acrescentando que «é também um alerta para todos os agentes políticos nacionais».

Depois de assistir às actividades das associações, o Presidente disse que a sua exposição «demonstra claramente que hoje já existe um tempo antes e um tempo depois da acção destas três associações juvenis».

Três mil universitários pediram empréstimo

60% dos jovens não desliga telemóvel na escola

«Estou informado dos resultados que têm conseguido para melhorar o ambiente na freguesia e no bairro da Quinta da Fonte», afirmou, destacando também os resultados obtidos no combate ao absentismo e abandono escolar.

A Escola EBI da Apelação ocupou os últimos lugares no ranking escolar de 2005, mas graças ao trabalho das associações de jovens e do agrupamento escolar subiu 350 posições nessa classificação de 2007.

Cavaco Silva disse que a EBI é «uma escola que já não é apenas um estabelecimento de ensino, mas um espaço de integração, com uma relação muito particular com a sociedade» porque procura promover a inclusão social.

O Chefe de Estado elogiou especialmente os músicos que fizeram a sua própria interpretação do artigo 13 da Constituição: «Estão de parabéns, não só pela letra, mas também pela música», disse.

«Aprendi muito hoje nesta minha visita ao agrupamento de escolas da Apelação», disse, sublinhando ter ficado «imensamente satisfeito» por tomar conhecimento como associações de jovens com coragem e determinação se empenham civicamente para contribuir para a melhoria do bem-estar da comunidade.

«Faço votos para que dêem sentido pleno aos vossos lemas: «Prevenir as constipações da alma», «Juntos somos capazes de vencer» e «Onde não falta a vontade existe sempre um caminho», concluiu Cavaco Silva.

O Presidente da República foi acompanhado na visita, entre outros, pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira.
Continue a ler esta notícia