Sondagem: Cavaco arrasa Alegre e consegue eleição à primeira volta - TVI

Sondagem: Cavaco arrasa Alegre e consegue eleição à primeira volta

Cavaco Silva anuncia recandidatura (António Cotrim/Lusa)

Presidente tem 71 por cento das intenções de voto. Alegre fica-se pelos 20. Cavaco consegue mesmo convencer mais eleitores socialistas do que o candidato apoiado pelo partido

Relacionados
Se as eleições presidenciais fossem agora, Cavaco Silva seria reeleito à primeira volta e com uma margem folgada de mais de 50 pontos percentuais sobre Manuel Alegre. A sondagem da Marktest para o Económico e TSF dá 71 por cento das intenções de voto ao actual Presidente e 20 por cento a Alegre, a 85 dias das eleições.

No estudo, realizado já depois do actual Chefe de Estado ter confirmado que era candidato, mas antes do anúncio da recandidatura (entre os dias 19 e 24 de Outubro), Fernando Nobre fica-se pelos 5 por cento, Francisco Lopes (apoiado pelo PCP) por uns residuais 1 por cento, o mesmo valor que o deputado socialista Defensor de Moura.

Na comparação com a sondagem do mês passado, o actual presidente da República sobe 7 décimas e Alegre tem uma perda ligeira de 1,7 pontos. Fernando Nobre sobe 0,5 ponto percentual, Francisco Lopes, apoiado pelo PCP, sobe uma décima e o deputado socialista Defensor Moura ganha oito décimas e fica à beira do ponto percentual com 0,9 por cento das intenções de voto.

O sucesso da candidatura de Cavaco Silva é esmagador entre os votantes social-democratas: 95 por cento querem dar novo mandato ao actual Presidente. E mesmo entre os votantes socialistas, Cavaco recolhe mais votos do que Manuel Alegre, 54 contra 38 pontos percentuais.

Veja aqui a ficha técnica da sondagem



Sondagem da Universidade Católica/DN também confirma reeleição de Cavaco

Poucos dias depois do anúncio oficial da recandidatura e a menos de dois meses das eleições presidenciais, Cavaco Silva , uma sondagem da Universidade Católica para o «DN» dá a reeleição do actual presidente logo à primeira volta.

Cavaco Silva recolhe, neste momento, 63 por cento das intenções de voto, muito longe dos 20 por cento de preferências por Manuel Alegre, candidato apoiado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda.

Em terceiro lugar, no barómetro surge Fernando Nobre, o candidato independente fica-se pelos sete por cento.

Francisco Lopes, candidato do PCP, recolhe apenas três por cento das intenções de voto. Em último, o deputado socialista Defensor Moura não vai além de um por cento.

Veja aqui a ficha técnica da sondagem
Continue a ler esta notícia

Relacionados