Conheça Paulo Portas, o aluno do 5ºB - TVI

Conheça Paulo Portas, o aluno do 5ºB

Ex-professor do líder do CDS recorda estudante com «boa aceitação dos colegas»

Relacionados
Paulo Portas tinha 10 anos e andava no Colégio São João de Brito, em Lisboa. Nessa altura, o padre Jorge Sena era director de turma do 5ºB e dava aulas de História ao agora líder do CDS-PP.



«Era um aluno normal, bastante bom em aproveitamento, era vivo, participativo e relacionava-se muito bem com todos os colegas», contou o professor.

Segundo o padre Jorge Sena, Portas gostava de «brincar e estudar», sobretudo de jogar à bola. «Jogava razoavelmente bem futebol, em todas as posições», acrescentou.

Ainda no mesmo colégio, mas já no ensino secundário, Paulo Portas foi eleito presidente da associação de estudantes por duas vezes: «Tinha uma boa capacidade de liderança e uma boa aceitação por parte dos coelgas».

O líder democrata-cristão visitou esta quarta-feira o Instituto Nun'Alvres, em Santo Tirso, e recordou outros tempos com o padre Jorge Sena, actualmente director-geral do colégio.

«O meu pai foi aluno aqui, passou por este ensino que é bom, que é de qualidade. As escolas com contrato de associação fazem serviço público ao Estado há décadas», afirmou aos jornalistas.

Segundo Portas, 58% dos alunos deste colégio recebem apoio social escolar, o que prova que estes estabelecimentos ajudam as «famílias mais desfavorecidas».

Defendendo uma «máxima utilização dos recursos instalados», Portas prometeu defender a «estabilidade jurídica» das escolas com contrato de associação.

O Instituto Nun'Alvres tem actualmente cerca de 1500 alunos e, com as recentes alterações legislativas no contrato de associação, viu reduzidos os apoios por turma dos 130 mil euros para os 90. Os professores tiveram de aceitar reduzir os seus salários entre 3 a 16 por cento para que os alunos possam continuar a frequentar o colégio gratuitamente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados