«Portugal será sempre uma voz forte» - TVI

«Portugal será sempre uma voz forte»

  • Portugal Diário
  • Sara Madeira para Lusa
  • 7 nov 2007, 23:58

Afirmou Cavaco Silva durante a sua visita ao Chile e falando das relações Europa/América Latina

Relacionados
O Presidente da República garantiu esta quarta-feira que Portugal será sempre «uma voz forte» na defesa das relações entre União Europeia e América Latina, garantindo que o País está a trabalhar para aprofundar acordos entre as duas regiões.

«Como presidente do Conselho da União Europeia, Portugal está a trabalhar para o progresso de acordos de associação entre a UE e a América Central e entre a UE e a Comunidade Andina», afirmou Cavaco Silva, numa conferência conjunta com a Presidente do Chile, no final de um encontro de uma hora com Michelle Bachelet.

No final do primeiro dia de uma visita oficial ao Chile, o chefe de Estado salientou ainda que a Presidência Portuguesa da UE está ainda a trabalhar, juntamente com a Eslovénia (o próximo país presidente), na preparação da V Cimeira UE/América Latina, que se realizará em 2008, em Lima (Peru).

Cavaco Silva voltou a apontar a União Europeia como um caso de sucesso de integração e como um possível exemplo para a região da América Latina.

«Estou convencido que os povos da América Latina - e a decisão será deles - continuarão a olhar para a União Europeia», disse.

No entanto, Cavaco Silva recusou antecipar qual poderá ser o modelo escolhido por esta região para aprofundar a sua integração regional.

«A Europa já leva 50 anos de integração, a América Latina está numa primeira fase. Não posso antecipar o que vai acontecer...», afirmou, em resposta aos jornalistas.

Também a Presidente do Chile, Michelle Bachelet, salientou que «a integração é um modelo a seguir». «Certamente que a União Europeia nos interessa muito como experiência para a integração», referiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados