Wikileaks: «Isto é uma confusão que só com má fé se pode fazer» - TVI

Wikileaks: «Isto é uma confusão que só com má fé se pode fazer»

Silva Pereira

Ministro da Presidência reage a notícias de que houve autorização do Governo para que voos de repatriamento de detidos de Guantánamo sobrevoassem espaço aéreo português

Relacionados
O ministro da Presidência considerou, esta quinta-feira, que só por «má fé» é que se pode «confundir a disponibilidade de Portugal para uma libertação de prisioneiros de Guantánamo com os chamados voos secretos da CIA».

De acordo com a Lusa, Pedro Silva Pereira falava aos jornalistas à margem do Fórum Internacional Integração de Imigrantes que decorre esta quinta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O ministro foi questionado no seguimento das notícias divulgadas pelo «El País», sobre telegramas diplomáticos dos Estados Unidos, disponibilizados pelo «site» WikiLeaks, que indicam que o primeiro-ministro, José Sócrates, e o próprio ministro Luís Amado autorizaram que voos de repatriamento de detidos de Guantánamo sobrevoassem território nacional ou utilizassem a base das Lajes, uma informação já negada por ambos.

«Só pode haver má fé em quem confunde uma disponibilidade de Portugal para uma libertação dos prisioneiros de Guantánamo com os chamados voos secretos da CIA que se destinavam, ao que se diz, à transferência ilegal de prisioneiros para a prisão», sublinhou. «Uma coisa é libertar prisioneiros de guerra, outra é voos clandestinos para ilegalmente levar presos para Guantánamo», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados