Francisco Lopes: documentos do WikiLeaks têm que ser «apreciados» - TVI

Francisco Lopes: documentos do WikiLeaks têm que ser «apreciados»

Francisco Lopes

Candidato do PCP à Presidência diz que o uso do espaço aéreo nacional em processos que «violam os direitos humanos» é «inaceitável»

Relacionados
O candidato do PCP à Presidência da República disse, esta quinta-feira, que os «elementos» divulgados pelo site WikiLeaks «terão que ser apreciados». Mas Francisco Lopes considerou «inaceitável» o uso do espaço aéreo nacional «em processos que violam profundamente os direitos humanos», refere a Lusa.

«Sobre as questões, os elementos terão que ser apreciados cada um deles», disse Francisco Lopes aos jornalistas Francisco Lopes, durante uma visita ao mercado e lojistas de rua em Algés, Lisboa.

O candidato presidencial do PCP comentava desta forma as revelações do jornal espanhol «El País» que, quarta-feira, divulgou telegramas diplomáticos publicados pelo portal WikiLeaks. De acordo com esses telegramas, José Sócrates e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, autorizaram que voos de repatriamento de prisioneiros de Guantánamo sobrevoassem o espaço aéreo português ou fizessem escala nas Lajes, nos Açores.

O gabinete do primeiro-ministro negou esta quinta-feira qualquer tratamento ou acompanhamento, de José Sócrates da questão dos voos com detidos de Guantánamo.

«O que é necessário, acima de tudo, é mostrar que não é aceitável que o território nacional, o nosso espaço aéreo, seja de alguma forma utilizado em processos que violam profundamente os direitos humanos, que estejam associados a medidas que conduzem ao sequestro de pessoas com vista a levá-las para a tortura e degradação da condição humana. Isso não é aceitável», defendeu Francisco Lopes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados