PT/TVI: Gama pede trabalho «correcto e apropriado» - TVI

PT/TVI: Gama pede trabalho «correcto e apropriado»

Cavaco Silva ao lado de Jaime Gama nas cerimónias do 25 de Abril no Parlamento (António Cotrim/LUSA)

Primeira reunião da comissão de inquérito está marcada para dia 23 de Março

Relacionados
O presidente da Assembleia da República afirmou esperar um trabalho «correcto e apropriado» na comissão de inquérito à actuação do Governo na compra da TVI, que foi empossada, esta quinta-feira, e terá a primeira reunião no dia 23, escreve a Lusa.

«O que eu desejo a todos é um trabalho correcto, apropriado, para cumprir uma garantia da Constituição, uma garantia do regime jurídico dos inquéritos parlamentares e um instituto do Parlamento democrático», afirmou Jaime Gama, que deu posse aos 17 deputados da comissão.

A primeira reunião da comissão ficou marcada para a próxima terça-feira, às 16h, data em que os deputados deverão levar, como pediu o presidente da comissão, Mota Amaral, as propostas sobre que personalidades ou entidades querem ouvir.

Na reunião da posse, PS e BE anteciparam possíveis «maus prenúncios», a propósito da nomeação do relator, com o deputado socialista Ricardo Rodrigues a anunciar que o PS «não fará parte do consenso» e que se iria abster por não ter sido previamente contactado sobre o nome proposto ¿ o deputado do BE João Semedo.

«O PS não foi contactado sobre essa matéria. Um mau indício de começo a que o PS não vai dar valor. Este indício leva a que o PS não possa dizer que foi por consenso», disse Ricardo Rodrigues.

O coordenador dos deputados do PSD na comissão, Pedro Duarte, esclareceu que não houve contactos prévios com as bancadas, afirmando que o nome do deputado do BE João Semedo surgiu com «alguma naturalidade», uma vez que PSD e BE foram os partidos proponentes do inquérito parlamentar e ao PSD coube a presidência da comissão.

«Será razoável considerar que o Bloco de Esquerda e o deputado João Semedo está à altura de ser responsável pelo relatório», disse Pedro Duarte.

Do lado do BE, João Semedo disse igualmente que não houve qualquer contacto prévio com as bancadas, afirmando «estranhar a atitude do PS».

PCP e CDS-PP afirmaram concordar com o nome proposto e o presidente da comissão, Mota Amaral, decidiu adiar a votação do nome do relator para a primeira reunião, dia 23.
Continue a ler esta notícia

Relacionados