Durão: «A União Europeia está hoje melhor do que há um ano» - TVI

Durão: «A União Europeia está hoje melhor do que há um ano»

Presidente da Comissão Europeia discursa esta terça-feira em Estrasburgo sobre o Estado da União

Relacionados
Actualizada às 9:15

O presidente da Comissão Europeia assegurou esta terça-feira em Estrasburgo que a União Europeia está melhor do que há um ano. No entanto, Durão Barroso alertou para os riscos ainda a enfrentar e para a necessidade de reformas profundas.

«A União Europeia está hoje melhor do que há um ano, mas permanecem incertezas», afirmou Durão Barroso, acrescentando que ainda há muito para fazer, nomeadamente na luta contra o desemprego.

O Presidente da Comissão Europeia apelou à união de todos os Estados para recuperar e economia.

«Se não trabalharmos em conjunto, a Europa não terá um papel importante no mundo que continuará em frente sem nós», avisou.

Durão Barroso deixou ainda um alerta: «Chegou para a Europa a hora da verdade, ou sobrevivemos juntos ou afundamo-nos um a um».

«Racismo e xenofobia não têm lugar na União Europeia»

A imigração foi outro dos temas abordados no discurso do presidente da Comissão Europeia. Sem fazer referências a França, muito criticada pelo repatriamento de ciganos, Durão Barroso apelou para que os governos nacionais assegurem o respeito pelos direitos humanos contra o racismo e a xenofobia.

«Os governos têm de respeitar os direitos humanos», disse José Durão Barroso, acrescentando que «racismo e xenofobia não têm lugar na União Europeia».

As declarações de Barroso foram feitas durante o discurso sobre o Estado da União, em Estrasburgo.

Durão Barroso estreia esta modalidade de mensagem política na sua relação com o Parlamento Europeu. A ideia foi do próprio presidente da Comissão Europeia, que se baseou numa tradição americana, de inspiração britânica.

O discurso de Durão Barroso é seguido de um debate com os eurodeputados.

Entretanto, foi anulada uma proposta que gerou alguma polémica e pretendia multar os eurodeputados que não estivessem presentes durante o discurso sobre o Estado da União e o debate que se segue.
Continue a ler esta notícia

Relacionados