Tecnologia: «Exportamos mais do que importamos» - TVI

Tecnologia: «Exportamos mais do que importamos»

  • Portugal Diário
  • 27 out 2007, 13:58

Garantiu o secretário-geral socialista e primeiro-ministro, José Sócrates

Relacionados
O secretário-geral socialista e primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou este sábado que Portugal está já a exportar mais tecnologia do que importa e considerou que nunca houve um período tão curto com igual aposta na ciência, escreve a Lusa.

José Sócrates falava no Centro Cultural de Belém, na abertura de mais uma edição do Fórum Novas Fronteiras, dedicada à ciência e à tecnologia, em que fez um balanço dos resultados obtidos nessas áreas desde que o seu Governo tomou posse, em Fevereiro de 2005.

O secretário-geral do PS apresentou como novidade que «este ano, desde Janeiro, a balança tecnológica do país é positiva».

«Portugal está a exportar mais tecnologia do que aquela que importa. Isto tem sido permanente ao longo dos meses», sublinhou.

«Significa que esta é uma actividade bem integrada na economia global, significa que Portugal tem já o nível de investimento e desenvolvimento para responder às exigências desta área comercial», acrescentou.

«Em 2008, pela primeira na história de Portugal, vamos conseguir atingir um por cento de investimento em ciência em percentagem do PIB (Produto Interno Bruto), cumprindo o que foi desde sempre um grande objectivo nacional», salientou, por outro lado.

José Sócrates alegou que «nunca houve um período tão curto com uma tamanha e tão importante aposta na ciência e na tecnologia» no país.

Sócrates referiu também como «resultados dessa aposta, dessa política» o crescimento de 18 por cento da produção científica, medida através dos artigos referenciados em publicações científicas, e a subida para 100 mil dos investigadores doutorados a trabalhar em centros de investigação científica.

«Isto quer dizer que há uma comunidade científica em Portugal», disse, mencionando ainda, entre outros números, a duplicação das patentes registadas na Europa e o aumento de 71 por cento das patentes registadas nos Estados Unidos da América.

O secretário-geral do PS destacou as parcerias estabelecidas com entidades como o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).
Continue a ler esta notícia

Relacionados