OE2011: Santos Silva apela a «responsabilidade» nas negociações - TVI

OE2011: Santos Silva apela a «responsabilidade» nas negociações

Ministro fala sobre submarinos

Ministro quer que «posição do PSD evolua»

Relacionados
O ministro da Defesa disse este sábado esperar que «impere o sentido de responsabilidade» nas negociações entre o Governo e o PSD para viabilização do Orçamento do Estado para 2011 e que «a posição do PSD evolua», noticia a Lusa.

«As condições aprovadas pelo Conselho Nacional do PSD não podem ser tomadas como imposições», pois «ninguém negoceia impondo à outra parte seja o que for», disse Augusto Santos Silva à Agência Lusa em Coimbra.

Para Santos Silva, as condições do PSD, que devem ser «entendidas como sugestões», não podem ser «totalmente aceites», já que significariam «menos receita, sem se perceber qual seria a redução da despesa equivalente para colmatar essa insuficiência de receita».

«O país precisa de um Orçamento de Estado (OE) aprovado e de um orçamento no sentido em que vai a proposta do Governo», para satisfazer o compromisso de reduzir o défice orçamental para 4,6 por cento em 2011, defendeu Santos Silva.

Além disso, a aprovação do Orçamento também «é essencial para pôr o país ao abrigo da turbulência dos mercados financeiros», sublinhou.

A proposta de OE do Governo aposta «sobretudo» no sentido de reduzir a despesa, mas, assegura o ministro, «sem por em causa o núcleo essencial do Estado Social».

Sobre a decisão do CDS-PP de votar contra a proposta governamental de OE2011, Santos Silva disse não ter ficado surpreendido.

«Não me surpreende nada, não estava à espera que o CDS decidisse integrar o arco de responsabilidade», afirma.
Continue a ler esta notícia

Relacionados