Regionalização: PS pressiona PSD - TVI

Regionalização: PS pressiona PSD

Mapa de Portugal

Renato Sampaio desafiou a distrital do PSD a «sensibilizar a direcção nacional do seu partido»

Relacionados
O líder da federação do Porto do PS, Renato Sampaio, desafiou esta segunda-feira a distrital do PSD a «sensibilizar a direcção nacional do seu partido para a necessidade de concretizar a regionalização no próximo mandato», noticia a Lusa.

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, tem afirmado «ter sérias dúvidas» quanto às vantagens das regiões em Portugal, mas o presidente da distrital social-democrata do Porto, Marco António Costa, apoiante de Pedro Passos Coelho nas eleições internas de Maio, garantiu já que «irá defender a regionalização».

«Espero que o PSD do distrito consiga sensibilizar a direcção nacional do seu partido para que se resolva essa contradição interna e se crie o consenso necessário para a regionalização», afirmou Renato Sampaio.

O dirigente socialista, que falava à Lusa à margem da apresentação da sua moção às eleições distritais de 24 de Outubro, comentava a declaração, feita esta semana no Porto pelo constitucionalista Vital Moreira, de que a regionalização nunca será possível «sem pelo menos a não hostilidade do PSD».

Vital Moreira defendeu mesmo que, numa próxima revisão constitucional, PS e PSD eliminem a cláusula-travão que obriga à realização de um referendo para a criação das regiões, substituindo-a por outra que permita a aprovação da regionalização, no próprio Parlamento, com os votos favoráveis de dois terços dos deputados - o mesmo número exigido para a própria revisão da Constituição.

Renato Sampaio, que disputa a liderança distrital com Pedro Baptista, defendeu a criação de «um amplo movimento» que permita a regionalização na próxima legislatura mas alertou contra os que possam ostentar esta bandeira «para disfarçar o facto de não terem nada para dizer».
Continue a ler esta notícia

Relacionados