Transportes: BE exige ao Governo divulgação de relatório - TVI

Transportes: BE exige ao Governo divulgação de relatório

Metro de Lisboa

Bloquistas acusam Executivo de negar direito à mobilidade às populações

Relacionados
O BE pediu esta sexta-feira ao Governo «com carácter de urgência» o acesso ao estudo que está na base da proposta de eliminação de serviços de transportes públicos, acusando o Executivo de negar às populações o direito ao transporte e à mobilidade, noticia a Lusa.

Em causa está um conjunto de propostas de medidas nos transportes, que passam pelo encerramento da circulação em toda a rede do metro às 23:00, o encerramento às 21:00 entre o Colégio Militar e Amadora e entre Campo Grande e Odivelas, a supressão de 23 carreiras da Carris, o encurtamento do 16, a redução da oferta em mais 23, e a supressão de todo o serviço nocturno.

O encerramento total das ligações fluviais ao Porto Brandão, Trafaria, Seixal e ao Montijo no fim de semana e uma redução geral dos restantes horários, a redução da oferta da CP, com especial incidência fora das horas de ponta e o desaparecimento de títulos de passe próprios da Carris e do Metro, são outras medidas contempladas.

«O que estamos a dizer às pessoas é que não só vão trabalhar mais horas, como depois não vão ter transporte, vão a pé para casa», disse à Lusa a deputada Catarina Martins, do BE, dizendo que se estas propostas do Governo se concretizarem «negam o direito aos transportes e à mobilidade à população».

Catarina Martins diz que o BE já pediu ao Governo o relatório «que alega» ter sido feito por um grupo de trabalho sobre esta matéria.

«Mas não nos enganamos com o têm significado os estudos com este Governo: desculpas para acabar com serviços públicos», acrescentou, apelando «às populações» para contestarem estas medidas que deixarão «as cidades desertas à noite» e lesam «dezenas de milhares de trabalhadores» que trabalham em períodos nocturnos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados