As prioridades da Defesa para 2008 - TVI

As prioridades da Defesa para 2008

  • Portugal Diário
  • 31 dez 2007, 20:00

Reestruturação das Forças Armadas e aquisição de novos blindados estão na lista das opções do ministério

Relacionados
A modernização e reestruturação das Forças Armadas é uma das apostas do Ministério da Defesa para o próximo ano. Será implementada uma nova estrutura superior da Defesa e das Forças Armadas e avançar com o Centro de Altos Estudos da Defesa Nacional.

A reestruturação das Forças Armadas, que prevê o reforço das competências do comando militar (CEMGFA) e a edificação de uma liderança operacional conjunta, será entregue no Parlamento no início de 2008. A Lei de Programação de Infra-estruturas, que já recebeu o parecer favorável do Conselho Superior de Defesa Nacional, será entregue em finais de Janeiro ou início de Fevereiro.

O contigente militar português irá continuar no território afegão, depois de a 31 de Outubro o ministro da Defesa ter anunciado uma redução do militares portugueses na força da NATO. Já posteriormente, no Parlamento, Severiano Teixeira insistiu na manutenção do contigente, afirmando que Portugal é uma «aliado fiável» da NATO e assume as suas responsabilidades.

Exército vai receber primeiros nove Pandur 8x8

Os primeiros nove blindados Pandur 8x8, que vão substituir as «Chaimite», serão entregues no princípio de 2008 às Forças Armadas. No total, e de forma faseada, até 2010, vão ser entregues 260 blindados, dos quais 218 produzidos em Portugal, na Fabrequipa, no Barreiro, e os restantes na fábrica austríaca. Grande parte dos blindados, 240, destina-se ao Exército e os restantes 20, de tipo anfíbio, aos Fuzileiros, da Marinha.

Até final do ano estava planeada a entrega às Forças Armadas portuguesas de 24 viaturas blindadas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados