Educação: «É muito importante virar esta página» - TVI

Educação: «É muito importante virar esta página»

Maria de Lurdes Rodrigues - Foto de Mário Cruz para Lusa

Ministra considera que estão criadas condições de negociação «muito diferentes»

Relacionados
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, sublinhou esta quinta-feira a importância de «virar a página» nas relações com os sindicatos e considerou que estão criadas condições de negociação «muito diferentes» das que existiam até agora, noticia a Lusa.

«Este acordo é muito importante porque permite criar condições de negociação e entendimento muito diferentes das que existiam até aqui. Negociar não é capitular. Negociar significa encontrar modos de entendimento para que se possam concretizar melhor as decisões políticas», afirmou a ministra.

A titular da pasta da Educação falava aos jornalistas no final da assinatura do entendimento com a Plataforma Sindical de Professores, onde ficou estabelecido que a avaliação de desempenho avança este ano lectivo para os docentes contratados e dos quadros em condições de progredir na carreira, tendo em conta apenas quatro critérios, aplicados de forma universal em todas as escolas.

Salientando a sua «satisfação» e «contentamento» com o acordo alcançado na madrugada do passado sábado, que permite «avançar» em relação a outras matérias, Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou as divergências entre Governo e sindicatos sobre política educativa.

«A Plataforma Sindical foi muito clara naquilo que é a sua posição sobre várias medidas de política educativa. Também a declaração do ministério permite ter um entendimento claro de quais são os nossos pontos de vista. Apesar das diferenças, estas não devem impedir que haja entendimentos para concretizar nas melhores condições as decisões aprovadas democraticamente», acrescentou.

No entanto, a ministra da Educação manifestou-se confiante numa fase diferente do relacionamento entre a tutela e os sindicatos, admitindo mesmo que nem sempre houve disponibilidade «de parte a parte» para encontrar «pontos de convergência».

«É muito importante virar esta página e iniciar processos de negociação em que aquilo que se procura não é convencer o outro dos pontos de vista, mas sim respeitar os pontos de vista diferentes e encontrar aquele que deverá ser o caminho comum», disse Maria de Lurdes Rodrigues.
Continue a ler esta notícia

Relacionados