Santos Silva quer pedido de desculpas da RTP - TVI

Santos Silva quer pedido de desculpas da RTP

Augusto Santos Silva

Ministro considerou «inaceitável» a montagem que foi realizada para promover a sua entrevista e diz que telespectadores foram «induzidos» em erro

Relacionados
O ministro dos Assuntos Parlamentares considerou quinta-feira «inaceitável» que a promoção feita pela RTP1 à sua entrevista com Judite de Sousa tivesse em som as suas palavras «malhar na direita» e disse esperar um pedido de desculpas daquela televisão.

Augusto Santos Silva, que tutela a Comunicação Social, manifestava o seu incómodo a Judite de Sousa, no início do programa Grande Entrevista da RTP 1 conduzido por aquela jornalista.

«Com toda a franqueza, acho excessivo a forma como a RTP fez a promoção desta entrevista fazendo uma coisa que é inaceitável: pôr o som de uma intervenção minha numa reunião partidária e a imagem de eu a falar no Parlamento».

Judite de Sousa tentou salvar a situação, garantindo ao ministro que a montagem não foi «intencional» mas Santos Silva lembrou que os telespectadores foram «induzidos» em erro, pois esse seu discurso foi feito no calor de uma reunião partidária e não no Parlamento.

A 06 de Fevereiro, numa sessão de apresentação da moção de José Sócrates ao Congresso do PS, o dirigente socialista (e ministro dos Assuntos Parlamentares) Augusto Santos Silva disse gostar de «malhar na direita», deixando também críticas aos partidos à esquerda do PS.

«Eu cá gosto é de malhar na direita, e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam, de facto, à direita do PS. São das forças mais conservadoras e reaccionárias que eu conheci na minha vida e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chique. Refiro-me, obviamente, ao PCP e ao Bloco de Esquerda», afirmou Santos Silva, que se referiu às questões internas do partido como «minudências».

«Ainda não me pediram desculpas mas eu estou certo de que não sairei daqui sem que me peçam desculpas», insistiu.

Santos Silva considerou a montagem feita pela RTP1 uma «violação grave» do Código Deontológico dos jornalistas.

Na entrevista a Judite de Sousa, o ministro dos Assuntos Parlamentares respondeu entre outras a perguntas sobre o caso Freeport, pactos políticos, as 20 medidas propostas pela líder do PSD para o combate à crise, Manuel Alegre e ao casamento entre homossexuais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados