OE: PS acusa PCP e Bloco de revisionismo histórico - TVI

OE: PS acusa PCP e Bloco de revisionismo histórico

João Ribeiro - PS

Partido diz que a esquerda se aliou para derrubar o Governo anterior

Relacionados
O PS contestou as críticas do PCP e Bloco de Esquerda à sua decisão de se abster no Orçamento, considerando que tentam agora fazer revisionismo histórico, após terem contribuído para o derrube do anterior Governo socialista.

A reacção dos socialistas foi transmitida à agência Lusa pelo porta-voz do Secretariado Nacional do PS, João Ribeiro, depois de o seu partido ter sido alvo de acusações por parte de comunistas e bloquistas na sequência da decisão de se abster perante a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2012.

O deputado do PCP João Oliveira observou que «um Orçamento do Estado que rouba o povo português para satisfazer os interesses do sector financeiro obviamente que não podia deixar de ser acompanhado pelo PS».

Já a eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias referiu que António José Seguro [secretário-geral do PS] «fala de uma folga no Orçamento, que permite ainda a manutenção de um dos subsídios», mas classificou esse argumento como «fraco para justificar uma abstenção».

Em declarações à agência Lusa, João Ribeiro respondeu que «o PS fica surpreendido com as tentativas de branqueamento e de revisionismo histórico do PCP e do Bloco de Esquerda».

«Se há este Orçamento do Estado, é porque há este Governo e se há este Governo é porque o Bloco de Esquerda e o PCP se aliaram à direita mais liberal de sempre para derrubar um Governo de esquerda, através de uma coligação negativa contra os trabalhadores», reagiu o porta-voz do PS, numa alusão ao chumbo do PEC IV (Programa de Estabilidade e Crescimento) na anterior legislatura.

João Ribeiro traçou ainda uma linha de demarcação política entre o PS e a restante oposição de esquerda.

«O PCP e o Bloco de Esquerda estão fora das soluções para resolver os problemas das pessoas. Isso é que é irrelevância política e ataque aos trabalhadores», acrescentou o porta-voz socialista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados