Comportamento de Sócrates «trai» interesse do país - TVI

Comportamento de Sócrates «trai» interesse do país

Manuel Maria Carrilho considera que a forma como o primeiro-ministro demissionário está «agarrado ao poder» o torna «incapaz de servir»

Manuel Maria Carrilho disse esta terça-feira à noite, no seu habitual comentário na TVI24, que o primeiro-ministro demissionário continua com um discurso de «vitimização». Mas que, devido à forma como está «agarrado ao poder», se torna «incapaz de servir o país», com um «comportamento que o leva a trair o interesse nacional».

«José Sócrates conta uma boa história», disse o antigo ministro socialista ( vídeo ), referindo-se à recente entrevista do ainda chefe de Governo à RTP.

Para Carrilho, contudo, no discurso de José Sócrates tudo não passa de «propaganda política», não havendo «uma ideia para o país», nem qualquer «horizonte que dê um pouco de ânimo».

O comentador defendeu ainda que o primeiro-ministro se apresenta como uma «vítima de um conluio», em que são «apresentados culpados», tanto a nível «interno» como «externo».

«Ele tenta que o país agarre esta boa história», apontou Manuel Maria Carrilho, argumentando, porém, que «é uma história que tem diversas falhas».

Salientando que José Sócrates está no poder há seis anos, o antigo ministro salientou que a «crise foi negada durante dois» e que há dados preocupantes que não podem ser deixados de parte.

«Precisamos de recuar 80 anos para encontrar um desemprego como temos hoje. Precisamos de recuar 90 anos para encontrar um crescimento tão baixo. Precisamos de recuar 160 anos para encontrar uma dívida externa com a dimensão da que temos hoje», disse.

Para Manuel Maria Carrilho, Sócrates «está muito agarrado ao poder». «Desse ponto de vista, acho que ele se torna incapaz de servir o país. Mais do que isso - e peso bem as palavras - penso que este comportamento, é um comportamento que o leva a trair o interesse nacional», afirmou.
Continue a ler esta notícia