Aeroporto: decisão no início do próximo ano - TVI

Aeroporto: decisão no início do próximo ano

  • Portugal Diário
  • 25 ago 2007, 14:20

Governo vai analisar estudo do LNEC que compara Ota com Alcochete

Relacionados
O primeiro-ministro disse hoje que o governo decide no início do próximo ano a localização do novo aeroporto de Lisboa, com base num estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que está a comparar a Ota com Alcochete.



«O LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) vai estudar a comparação entre esse sitio [Alcochete] e o da Ota de forma a que o governo possa tomar uma decisão no principio do próximo anos», disse José Sócrates.



O jornal Expresso refere hoje que, segundo a análise que esta a ser desenvolvida pelo LNEC, o campo de tiro de Alcochete é viável como alternativa à Ota para a construção do novo aeroporto de Lisboa.



Segundo o semanário, o estudo ficará pronto na primeira semana de Setembro, altura em que o relatório final será entregue ao governo.



José Sócrates, que falava hoje em Setúbal à margem de uma cerimónia de entrega de computadores com acesso á Internet no âmbito do Plano Tecnológico, adiantou que Alcochete não tinha sido estudado no passado por razões que tinham a ver com a ocupação do campo de tiro ao serviço do Ministério da Defesa.



«A novidade é que a Defesa acha que utilização do campo de tiro não é essencial para o cumprimento das suas missões de defesa», acrescentou.



O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que também participou na cerimónia em Setúbal, referiu que o relatório só deve ser entregue em Setembro.



Segundo Mário Lino, o que está em causa não são entraves ambientais porque qualquer localização para um projecto desta dimensão tem problemas ambientais.



«O que interessa saber é se é viável e o laboratório vai comparar as suas localizações do ponto de vista de custos, operacionalidade, da gestão do espaço aéreo e do ponto de vista ambiental também», disse.



De acordo com o ministro das Obras Públicas, o LNEC irá fazer uma comparação e até ao final do ano fornecerá a resposta.



«Aguardamos. O que qualquer membro do governo quer é que o aeroporto seja localizado no melhor sítio para o país», adiantou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados