Passos Coelho condena ataque contra a Turquia - TVI

Passos Coelho condena ataque contra a Turquia

Passos Coelho na Concertação Social (Lusa)

E defendeu que comunidade internacional tem que se unir para travar o conflito sírio

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, condenou hoje os «ataques» da Síria contra a Turquia e defendeu que comunidade internacional tem que se unir para travar o conflito sírio.

Num discurso escrito que fez hoje na Cimeira «5+5», em Malta, o chefe do Governo lamentou o bloqueio no Conselho de Segurança das Nações Unidas a uma intervenção no conflito e defendeu que este órgão tem de assumir uma posição forte em cooperação com a Liga Árabe.

Por outro lado, na sua intervenção Passo Coelho referiu-se ao conflito israelo-palestiniano, considerando que enquanto este continuar por resolver não haverá paz duradoura na região do Mediterrâneo.

Referindo-se aos países que compõem o grupo «5+5», Passos Coelho apontou a segurança e a defesa como áreas em que é possível haver mais trabalho conjunto.

O primeiro-ministro falou também das mudanças de regime que ficaram conhecidas por «Primavera Árabe» e disse que muitos analistas acreditam que a Europa e o Magreb estão a enfrentar o desafio geopolítico mais significativo desde o fim da guerra fria.

Passos Coelho citou Camões, afirmando que «o mundo é composto de mudança», e apontou o Mediterrâneo como uma prioridade estratégica para Portugal.
Continue a ler esta notícia