«Estudar para garantir emprego», recomenda PM - TVI

«Estudar para garantir emprego», recomenda PM

PM afirma que «a aposta na educação é a melhor forma de combater a crise»

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, entregou este domingo mais um conjunto de diplomas a alunos do programa «Novas Oportunidades», apelando aos portugueses que continuem a estudar para «manter os empregos» ou para conseguirem «um novo emprego».

«Todos nós sabemos que a melhor forma de ambicionar vir a ter melhor salários, a melhor forma de ambicionar manter o nosso emprego ou de obter um novo emprego, é sem dúvida o investimento em mais qualificações».

José Sócrates presidiu à cerimónia de entrega de um conjunto de certificados de competências e habilitações a alunos adultos que recorreram ao programa Novas Oportunidades para concluir o 9º ano ou o 12º ano, na Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa.

O primeiro-ministro elogiou estes alunos adultos que «reconheceram o falhanço» e decidiram «ter coragem» para voltar à escola muitos anos depois.



«Sei bem o que significa alguém reconhecer socialmente, perante a família e os amigos que afinal de contas precisa de regressar à escola. Para se defender melhor, para ter melhor emprego e melhor ambição», disse.



Sócrates com «nós na garganta»

O primeiro-ministro emocionou-se depois de ouvir os «testemunhos emotivos» de alguns alunos. Com «um nó na garganta» José Sócrates considerou que «a melhor forma de combater as desigualdades em Portugal é fazer com que o programa tenha sucesso», já que, «as diferenças sociais no país estão relacionadas com as qualificações».

O primeiro-ministro notou que entre 1995 e 2005 a «escola pública portuguesa estava sempre a perder alunos» e frisou que «desde 2005 há sempre mais alunos».

«Qual foi o segredo? É muito simples. Foi fazer da escola pública uma escola onde há também oferta de cursos profissionais», cursos que conseguem «atrair mais alunos à escola».

Maria Manuela Alcobia, coordenadora do Centro Novas Oportunidades, afirmou que «mais de metade» dos alunos que receberam este domingo os certificados do 12º ano tenciona candidatar-se ao Ensino Superior e considerando que essa é «a grande aposta» da equipa coordenadora do programa nesta escola de Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados