Louçã acusa Comissão Europeia de ser «ultra-liberal» - TVI

Louçã acusa Comissão Europeia de ser «ultra-liberal»

Na raiz das críticas está a posição de Bruxelas em relação ao uso da golden share na PT

Relacionados
Francisco Louçã acusou a Comissão Europeia de ser ultra-liberal, nas Jornadas do Alentejo do BE. Para o coordenador bloquista, o órgão liderado por Durão Barroso pretende «desagregar a segurança económica» do país.

Na raiz das críticas está a posição de Bruxelas em relação ao uso da golden share na PT.

«Mesmo que a Comissão Europeia, ultra-liberar como ela é, venha procurar desagregar a segurança económica em nome da economia europeia e das economias que fazem parte da económica europeia, a protecção da segurança económica é decisiva», disse Louçã.

O líder do BE salientou que «é raro encontrar algum Estado europeu que não tenha prevista a possibilidade de utilizar uma golden share para proteger o interesse do Estado ou da economia».

«O Governo espanhol utilizou a golden share [em 2000] para proteger a Telefónica que agora protesta pelo facto de haver uma do Estado português», salientou, apontando ainda que a Bélgica também usou a golden share na empresa de distribuição de gás no país, «perante uma ameaça de compra».

«Se a UE aceitou este caso, como é que se atreve a dizer que para um país qualquer que seja não é também uma questão de segurança económica ter um controlo sobre as redes de alta tensão e electricidade, aeroportos, telecomunicações e sobre tudo o que tem que ver com a económica que faz chegar às pessoas bens essenciais para a sua vida», frisou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados