Relvas/Público: deputados aprovam audição da ERC - TVI

Relvas/Público: deputados aprovam audição da ERC

Miguel Relvas

Requerimentos do PS e do PCP foram chumbados pela maioria parlamentar PSD/CDS-PP

Relacionados
Os deputados da comissão parlamentar para a Ética aprovaram hoje, por unanimidade, a audição do conselho regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre a deliberação no caso que envolve o Público e o ministro Miguel Relvas.

Dos três requerimentos ligados ao caso que opôs o ministro Miguel Relvas ao jornal Público discutidos hoje na reunião da comissão parlamentar para a Ética, Cidadania e Comunicação, o do Bloco de Esquerda (BE) foi a único a ser aprovado.

O PS tinha requerido a audição do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, enquanto o PCP pretendia ouvir a direção do jornal Público, as jornalistas envolvidas e o Conselho de Redação do jornal.

Os requerimentos do PS e do PCP foram chumbados pela maioria parlamentar PSD/CDS-PP.

O Conselho de Redação do Público denunciou, no dia 18 de maio, ameaças do ministro Miguel Relvas sobre o jornal e sobre a jornalista Maria José Oliveira.

As alegadas ameaças, confirmadas pela direção do jornal e negadas por Relvas, incluiriam a divulgação na Internet de dados da vida privada de Maria José Oliveira e um boicote noticioso do Governo ao diário, caso fosse publicada uma determinada notícia.

A notícia em causa acabou por não ser publicada. A direção do jornal alegou que não havia matéria nova relevante relativamente ao último texto da jornalista sobre a matéria.

A ERC, através de uma deliberação, «não deu como provada a existência de pressões ilícitas do ministro Miguel Relvas» sobre o jornal Público.
Continue a ler esta notícia

Relacionados