PSD: Jardim terá de cumprir plano de ajustamento - TVI

PSD: Jardim terá de cumprir plano de ajustamento

Líder parlamentar social-democrata diz que é preciso actuar com «rigor»

Relacionados
O líder parlamentar social-democrata advertiu esta quinta-feira que a solidariedade entre Governo da República e Madeira terá de ter dois sentidos, impondo-se que o próximo executivo regional cumpra e execute «com rigor» o futuro plano de ajustamento financeiro.

Luís Montenegro falava em plenário, na Assembleia da República, numa intervenção destinada a assinalar mais um triunfo com maioria absoluta do PSD/Madeira em eleições regionais.

Na sua intervenção, o presidente do Grupo Parlamentar do PDS referiu por várias vezes à actual situação financeira da Madeira, às omissões de reporte por parte do Governo Regional e à forma «transparente» como o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, actuou face a estes casos.

«O PSD e o Governo da República, estou certo, não deixarão de demonstrar a sua solidariedade com o povo madeirense, mas essa solidariedade terá de ter dois sentidos e o Governo Regional e os madeirenses não poderão deixar de cumprir e executar com rigor, com exigência e com realismo o programa de ajustamento que vier a ser definido», disse.

Luís Montenegro deixou ainda um segundo aviso: «A circunstância do investimento [público em infra-estruturas] ter sido realizado e o contexto de crise económica e financeira que se vive tornam adequado que haja agora uma diminuição do investimento público e se incentive e se estimule mau investimento privado. É também nesse sentido que o reequilíbrio orçamental da Madeira se terá de promover, cabendo agora aos governos central e regional negociar e definir os termos do ajustamento financeiro», disse.

Na sequência desta intervenção, o presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, insistiu numa pergunta antes feita pelo deputado do PSD/Madeira sobre que austeridade vai ser imposto aos madeirenses, mas ficou sem resposta.

Sobre os resultados eleitorais, Zorrinho disse que a votação de domingo na Madeira, com novo triunfo de Alberto João Jardim com maioria absoluta, se traduziu numa «derrota do PSD, dos madeirenses em particular e dos portugueses em geral».

Perante esta posição, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD disse ter ficado «demonstrado que o PS continua zangado com os portugueses, denotando que nada compreende sobre as razões dos seus mais recentes insucessos eleitorais».
Continue a ler esta notícia

Relacionados