EUA desaconselham viagens para Timor - TVI

EUA desaconselham viagens para Timor

  • Portugal Diário
  • 17 fev 2008, 23:33

Devido ao «potencial de violência» no país

Relacionados
Os Estados Unidos avisaram os seus cidadãos a não se deslocarem a Timor-leste devido ao «potencial de violência» no país, escreve a Lusa.



Num «aviso de viagem» emitido durante o fim de semana o Departamento de Estado norte-americano fez notar a recente tentativa de assassinato do presidente leste timorense José Ramos Horta e do primeiro ministro Xanana Gusmão lançando depois um «aviso» de que continua a existir o «potencial para distúrbios violentos de natureza civil».

Timor: Ramos-Horta queria eleições antecipadas

Timor: forças locais procuram Gastão Salsinha

«A situação pode deteriorar-se sem aviso e estrangeiros podem ser alvos específicos», refere o Departamento de Estado, aconselhando depois os cidadãos norte-americanos «a adiarem por agora viagens não essenciais a Timor-leste».

Os cidadãos norte-americanos já em Timor Leste «devem exercer cautela extrema, limitar as suas movimentações o máximo possível e manter um alto nível de alerta quando se movimentarem em Díli, estarem alerta quanto à possibilidade de violência e evitar manifestações, grandes aglomerados e áreas onde ocorreram distúrbios», lê-se no documento.

A nota avisa ainda que «mesmo manifestações que tenham a intenção de serem pacíficas podem tornar-se numa confrontação e resultarem em violência». O aviso lembra que o Governo da Austrália já pediu também aos seus cidadãos a «reconsiderarem» planos de viagem a Timor-leste e apela a todos os norte-americanos já em Timor-leste para se registarem «imediatamente» na embaixada dos Estados Unidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados