BPN: Mira Amaral diz que banco comprava activos a preços inexplicáveis - TVI

BPN: Mira Amaral diz que banco comprava activos a preços inexplicáveis

  • Sónia Peres Pinto
  • 3 nov 2008, 11:41
Mira Amaral

Banco comprava activos a preços inexplicáveis e praticava taxas nos depósitos que dificilmente davam rentabilidade

Relacionados
O economista Mira Amaral não se mostra surpreendido com a situação do BPN e considera positiva a nacionalização do banco.

«É uma medida de recurso para evitar o colapso do BPN, e como tal é positiva», refere o presidente do BIC Portugal à Agência Financeira (AF).

Apesar de não culpar a crise financeira por esta situação, o responsável admite que a mesma tenha «acelerado os problemas que vinham de trás».

«Esta situação não se deve à actual gestão de Miguel Cadilhe que tentou recuperar o BPN, mas já veio tarde e não conseguiu», alerta à AF.

«Não é surpresa»

A política demasiado agressiva da instituição financeira é, no entender de Mira Amaral, responsável em parte por esta situação.

«Para aqueles que conhecem o sistema financeiro não é uma grande surpresa. O BPN comprava activos a preços inexplicáveis e praticava taxas nos depósitos que dificilmente davam rentabilidade ao banco», alerta o economista.

Quando questionado se mais algum português poderá estar a passar por problemas semelhantes, Mira Amaral, diz apenas «que ninguém pode prever o que aí vem», mas chama a atenção de que «não me lembro de mais nenhum banco praticar esta política agressiva e isso não iria conduzir a bons resultados».

Recorde-se que, o Governo decidiu propor à AR a nacionalização do BPN porque o banco se encontra numa situação «muito delicada», estimando-se perdas acumuladas de 700 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados