Turismo de cruzeiros vai ter mais apoio - TVI

Turismo de cruzeiros vai ter mais apoio

Barco

Um novo protocolo vai permitir disponibilizar mais informação sobre Lisboa.

Relacionados
A Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) assinam amanhã um protocolo de colaboração com o Porto de Lisboa (APL), com o objectivo de proporcionar as melhores condições de apoio e serviço aos turistas que utilizam os serviços desta entidade em viagens de cruzeiros.

Em comunicado, a autarquia refere que «através deste protocolo, serão criados suportes de decoração no terminal de passageiros da Rocha Conde de Óbidos que constituam sinais de boas-vindas para os visitantes e os encaminhem para o atendimento proporcionado pela ATL».

Anualmente, passam pelo Porto de Lisboa perto de 300 mil turistas estrangeiros. Em 2005 os cruzeiros tiveram um aumento de 25% no número de passageiros em turnaround (aqueles que podem pernoitar em Lisboa), ultrapassando os 44 mil.

Terminal de Santa Apolónia arranca no 2º semestre e envolve 9 ME

Por seu lado, a APL diz em comunicado que vai iniciar, no segundo semestre de 2006, a construção do novo terminal de passageiros de Santa Apolónia ¿ que terá capacidade para receber em simultâneo cinco navios ¿ garantindo o aumento da oferta de infra-estruturas dirigidas ao segmento de cruzeiros.

A primeira fase da obra contempla a reabilitação e reforço do cais entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco, a qual representa um investimento directo da APL na ordem dos nove milhões de euros (ME) até 2008. Está neste momento em curso o projecto de execução.

O porto de Lisboa iniciou «o ano de 2006 em alta, registando-se nos dois primeiros meses um crescimento de 13,3% em navios e de 27,8% em passageiros, face ao período homólogo de 2005».
Continue a ler esta notícia

Relacionados