Construção: produção atenua variação negativa - TVI

Construção: produção atenua variação negativa

Construção

Variação homóloga registada foi de menos 7,2%

Relacionados
A produção na construção apresentou, em Janeiro de 2010, uma variação homóloga de menos 7,2 por cento em termos homólogos. Esta redução foi, no entanto, menos intensa em 0,6 pontos percentuais que a observada no período anterior, revelam os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o documento, a evolução da actividade neste período foi distinta nos dois segmentos, apresentando o da «Construção de Edifícios», uma variação marginalmente mais negativa e o segmento das «Obras de Engenharia Civil» uma variação menos negativa em 1,2 pontos percentuais que o registado no mês anterior.

Emprego e remunerações

O volume de emprego no sector da construção apresentou, em Janeiro, uma variação homóloga de menos 7,5%, inferior em 0,5 pontos percentuais ao valor registado no período anterior.

Em relação ao mês precedente, o emprego apresentou uma diminuição de 1,2% (menos 0,7% em Janeiro de 2009).

A taxa de variação média nos últimos 12 meses situou-se em menos 7,1%, inferior em 0,2 pontos percentuais à taxa de variação média observada em Dezembro.

Já as remunerações efectivamente pagas pelo sector da construção, registaram uma variação homóloga de menos 4,2% (menos 5,5% em Dezembro).

Face ao mês anterior, as remunerações diminuíram 16,6%. De acordo com o INE, «esta redução nas remunerações é normal para o mês de Janeiro e decorre do padrão sazonal desta variável, após o pagamento de grande parte dos subsídios de Natal no mês de Dezembro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados