Queixas de viagens devem crescer para cerca de mil este ano - TVI

Queixas de viagens devem crescer para cerca de mil este ano

  • Rui Pedro Vieira
  • 7 jul 2008, 17:42
Vera Jardim, Provedor do Cliente da APAVT (Fonte: APAVT)

Reclamações até ao início de Julho já são mais 36 face a 2007

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As queixas dos clientes de agências de viagens a chegarem ao provedor devem aproximar-se das mil este ano e, assim, ultrapassar os valores de 2007.

É essa a convicção do provedor do cliente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e de Turismo (APAVT), José Vera Jardim, em função da evolução já registada das queixas recebidas desde o início do ano até ao início de Julho. De acordo com dados divulgados esta segunda-feira, neste período assinalaram-se 324 reclamações, mais 36 ocorrências do que em 2007.

«Esperamos um aumento do número de queixas este ano. De uma forma geral, o número é satisfatório, o que não quer dizer que o provedor receba todas as queixas. Muitas vezes são os próprios operadores que as resolvem directamente», disse Vera Jardim aos jornalistas.

Decisão rápida e mais mediatismo justificam subida

Do total das 324 ocorrências recebidas, 249 foram apreciadas (mais 83 do que em 2007).

Já quanto ao sentido das decisões apreciadas, 79 foram parcialmente favoráveis ao reclamante, 56 contra e 17 favoráveis na íntegra ao reclamante.

Para justificar o aumento sentido nos últimos anos em matéria de queixas, Vera Jardim considera que a tendência é explicada porque «tem havido mais conhecimento de existência» da figura do provedor e porque a grande maioria das agências de viagens já faz parte da APAVT. Além disso, a «análise e decisão rápida» é outra razão apontada.
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