Autoeuropa vota pré-acordo para mais flexibilidade laboral - TVI

Autoeuropa vota pré-acordo para mais flexibilidade laboral

AutoEuropa

3 mil trabalhadores decidem entre as 7:00 e as 21:00

Relacionados
Os trabalhadores da Autoeuropa vão votar esta quarta-feira o pré-acordo que aposta na flexibilidade do trabalho. Em cima da mesa está uma redução do pagamento do trabalho extraordinário em seis sábados por ano como forma de enfrentar a crise do sector automóvel.

Na votação, que decorre entre as 7:00 e as 21:00, os três mil funcionários vão pronunciar-se sobre o pré-acordo laboral anunciado a 5 de Junho, depois de reatadas as negociações que tinham sido interrompidas, unilateralmente, pela administração da Autoeuropa, a 20 de Maio.

Autoeuropa e trabalhadores chegam a pré-acordo

O pré-acordo negociado posteriormente entre a Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração da fábrica de Palmela prevê, segundo a agência Lusa, uma redução no pagamento do trabalho extraordinário em seis sábados por ano para os trabalhadores que já tiverem usufruído de mais do que os 22 downdays (dias sem produção) anuais.

Caso seja aprovado, o novo acordo laboral vai permitir a manutenção de 250 trabalhadores contratados, onde se incluem cerca de 80 que cessavam funções no final do mês de Junho.

Por outro lado, o acordo para uma maior flexibilidade dos tempos de trabalho garante a manutenção da laboração da fábrica em dois turnos e afasta o cenário de uma eventual aplicação do lay-off na fábrica de Palmela.
Continue a ler esta notícia

Relacionados