BPN: Oliveira e Costa vai testemunhar em caso de extorsão - TVI

BPN: Oliveira e Costa vai testemunhar em caso de extorsão

BPN

Em causa está processo contra quatro pessoas acusadas de chantagear o banco

Relacionados
O antigo presidente do Banco Português de Negócios (BPN), José Oliveira e Costa, vai ser chamado a tribunal a 19 de Novembro, como testemunha no processo contra quatro pessoas acusadas de chantagear o banco, revelou à agência «Lusa» fonte judicial.

José Oliveira e Costa, que na quarta-feira faltou à primeira sessão deste julgamento, é uma das testemunhas que serão notificadas para comparecer no Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, no dia 19 de Novembro, disse a mesma fonte.

Na próxima sessão do julgamento, prevista para o dia 12, continuará a ser ouvido o arguido Domingos Alves e, caso este termine de prestar declarações, poderão ser ouvidos os restantes quatro arguidos acusados de extorsão qualificada em co-autoria ao BPN.

Segundo o BPN, os cinco arguidos tentaram extorquir-lhe 2,5 milhões de euros, em Outubro do ano passado, ameaçando revelar documentos relativos a alegadas transferências ilegais realizadas pelo banco.

Este julgamento realiza-se numa altura em que o BPN se encontra sob investigação devido a alegadas irregularidades cometidas durante a gestão de Oliveira e Costa, que terão causado perdas de 700 milhões de euros e levado à nacionalização do banco, como forma de impedir o seu colapso.

A agência «Lusa» tentou contactar José de Oliveira e Costa e o seu filho José Augusto de Oliveira e Costa, também antigo administrador do Grupo SLN/BPN, mas sem sucesso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados