Rendibilidade dos bancos portugueses aumentou em 2006 - TVI

Rendibilidade dos bancos portugueses aumentou em 2006

OPA dá origem ao maior banco português

A rendibilidade dos bancos portugueses, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP), aumentou em 2006, o que no entender da instituição deve-se «à melhoria dos resultados dos grupos bancários que tinham registado níveis de rendibilidade mais baixos no ano anterior».

Relacionados
«Em 2006, quando comparado com padrões internacionais, o sistema bancário manteve uma rendibilidade elevada, sendo de realçar a natureza recorrente de boa parte dos resultados dos bancos. Este facto constitui um aspecto a salientar em termos de avaliação da robustez do sistema financeiro para resistir a choques desfavoráveis, os quais poderão ser absorvidos, em primeiro lugar, pelos resultados correntes, sem repercussão imediata nos níveis de adequação de fundos próprios», revela o documento divulgado hoje.

De acordo com o Bdp, a subida das taxas de juro, apesar de ter um efeito menos favorável do risco de crédito, tem um efeito positivo sobre a rendibilidade do sistema bancário.

Segundo o mesmo relatório, «os níveis de rendibilidade do sistema foram sustentados pela expansão da actividade, em particular no mercado de crédito, pelo reduzido nível de incumprimento, pela contenção dos custos operacionais e pelo dinamismo da actividade da banca de investimentos e de gestão de activos, associado ao bom desempenho dos mercados de capitais. Pelas mesmas razões, a cobertura das responsabilidades por pensões dos empregados bancários pelos activos afectos aos respectivos fundos aumentou em 2006, reflectindo-se favoravelmente na situação financeira dos bancos», conclui.
Continue a ler esta notícia

Relacionados