Artur Santos Silva: recurso do BPP ao aval do Estado é «natural» - TVI

Artur Santos Silva: recurso do BPP ao aval do Estado é «natural»

Artur Santos Silva

BPI tem direito a usar 10% das garantias estatais

Relacionados
O chairman do BPI, Artur Santos Silva, considera «natural» que os bancos portugueses recorram às garantias estatais, incluindo o Banco Privado Português (BPP).

A instituição liderada por João Rendeiro já pediu um empréstimo ao Estado de 750 milhões de euros, em três anos, com vista a repor a liquidez. Isso significa que é o primeiro banco a recorrer das garantias disponibilizadas pelo Estado a este sector no valor de 20 mil milhões de euros.

«Os principais bancos portugueses já disseram que consideram a medida do Estado bem-vinda, e o BPI também», disse Artur Santos Silva, à margem do 2º Encontro PME Inovação COTEC-BPI.

«Todos os bancos usam o mercado de capitais para se financiarem. Todos sabemos que os mercados foram afectados por uma desconfiança, houve muitos erros nos EUA que criaram essa desconfiança e em muito boa hora, o Governo português criou mecanismos para combater essa situação adversa», acrescentou.

Santos Silva considera «estas medidas muito positivas e garante que é «natural que o sistema bancário use essas medidas, tal como acontece noutros países europeus».

Além disso, «os bancos terão acesso a essas garantias em função da quota de crédito», lembrou, especificando que «o BPI tem uma quota de mercado de perto dos 10%».
Continue a ler esta notícia

Relacionados