Banco Mundial diz que economia vai recuperar antes de 2011 - TVI

Banco Mundial diz que economia vai recuperar antes de 2011

dinheiro

Robert Zoellick rejeita visão pessimista de que crescimento só chegará para lá de 2010

Relacionados
O presidente do Banco Mundial disse esta terça-feira que a economia mundial vai voltar a crescer entre o final deste ano e 2010. Uma coisa é certa: será sempre antes de 2011, como defendem alguns especialistas.

Robert Zoellick afirmou em Varsóvia que o planeamento optimista é o caminho a seguir pelos investidores e rejeitou as visões mais negativas que apontam para uma demora de mais de um ano para que se comecem a sentir verdadeiros sinais de recuperação a nível mundial.

Segundo o porta-voz do Banco Mundial, a queda da economia «está a reduzir o seu ritmo», mas reconheceu, de acordo com a agência EFE, que os tempos são de grande incerteza.

A conjuntura vulnerável está a fazer-se notar com mais força nos países da Europa Central e de Leste, zonas que estavam a conhecer maior ritmo de crescimento anual, e que agora vêem grande parte da procura externa a cair.

Zoellick foi à Polónia encontrar-se com o primeiro-ministro deste país para acordar a concessão de um crédito flexível de 3.700 milhões de dólares (2.715 milhões de euros). «Apesar de tudo, a Polónia está em melhor situação do que outros países», acrescentou na mesma visita.
Continue a ler esta notícia

Relacionados