Lucros do BES caem 31% para 101,3 milhões - TVI

Lucros do BES caem 31% para 101,3 milhões

Ricardo Salgado

Ricardo Salgado elogia boa performance em «envolvente complicada»

Relacionados
[ Notícia actualizada às 18:05]

Os lucros do Banco Espírito Santo (BES) caíram 30,6 por cento para 101,3 milhões de euros no primeiro trimestre face ao período homólogo. Os valores são, apesar disso, melhor do que o previsto pelos analistas, que apontavam para um recuo de cerca de 50%.

Segundo dados da instituição, houve, ainda assim, uma subida de 50% quando comparados com o último trimestre de 2008.

«Banco capaz de resistir à crise»

«Os resultados mostram assim uma boa performance dentro de uma envolvente complicada», disse o presidente executivo, Ricardo Salgado, em conferência de imprensa.

E disse mais: estes resultados «mostram dinamismo e capacidade do banco em continuar a apoiar as empresas portuguesas», mesmo em tempos de crise.

Ricardo Salgado elogiou ainda a expansão internacional:«As escolhas estão a ajudar a que o banco consiga superar as dificuldades internas. A actividade internacional contribuiu para o aumento dos lucros do banco e já representa metade dos resultados», sustentou.

Expansão internacional ajuda a ultrapassar dificuldades

«Pelo facto de nos termos internacionalizado a tempo e feito boas escolhas, estamos a conseguir superar as dificuldades internas que sentimos», acrescentou.

O resultado financeiro do BES melhorou 22,1% para 315,3 milhões de euros, enquanto o resultado bruto avançou 12,6% para 271 milhões de euros.

O EBITDA recuou 9,8% para 155,6 milhões nos primeiros três meses do ano.

Os recursos de clientes do BES aumentaram 10,2 por cento e o crédito a clientes subiu 7,1% para 51,957 milhões de euros.

Custos sobem 5,5%

O banco dirigido por Ricardo Salgado registou ainda uma subida de 5,5% nos custos, devido ao efeito da amortização dos desvios actuariais apurados no exercício de 2008.

«Excluindo os custos com pensões de reforma ter-se-ia verificado uma redução de 0,2% dos custos», informa o BES.

As acções do BES fecharam a valorizar 1,09% para os 3,79 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados