Esta pode vir a ser a pior crise desde a II Guerra Mundial - TVI

Esta pode vir a ser a pior crise desde a II Guerra Mundial

dinheiro

Tudo depende da situação financeira nos EUA

Relacionados
O governador do Banco de Portugal admite que a actual crise financeira internacional pode vir a assumir proporções ainda mais preocupantes e converter-se na pior crise desde a II Guerra Mundial.

Vitor Constâncio, que falava numa comissão parlamentar onde apresentou o boletim económico de Verão, admitiu a existência de riscos para as actuais previsões macroeconómicas, e que passam sobretudo por uma possível queda da procura externa superior ao esperado, por uma acrescida valorização do euro face ao dólar e por um maior aperto das condições de crédito.

«Os riscos sobre o crescimento económico são claramente no sentido de baixa, se estes factores se revelarem pior do que o esperado. No caso da inflação, é precisamente ao contrário: os riscos são sobretudo em alta», explicou.

Para já, Constâncio lembra que, no que à economia real diz respeito, ainda não há qualquer recessão económica declarada, mas admite que se a situação do sistema financeiro norte-americano se deteriorar ainda mais, isso «pode tornar esta situação na pior desde a II Guerra Mundial».
Continue a ler esta notícia

Relacionados