Manuel Pinho diz que desaceleração é menor que noutros países - TVI

Manuel Pinho diz que desaceleração é menor que noutros países

Economia

Portugal está a reagir melhor do que Espanha ou Reino Unido

Relacionados
O ministro da Economia afirmou esta terça-feira, em declarações à agência «Lusa», que o Banco de Portugal prevê uma desaceleração do crescimento económico português «bastante menor» que em vários países europeus, que estão em recessão.

Manuel Pinho comentava, assim, as previsões do Boletim Económico de Verão do Banco de Portugal, esta terça-feira divulgadas, que apontam para um crescimento de 1,2 por cento este ano, face aos 2,0% antecipados em Janeiro pela instituição liderada por Vítor Constâncio.

«O Banco de Portugal prevê uma desaceleração do crescimento em Portugal bastante menor que em vários países europeus que estão à beira de uma recessão», afirmou o ministro, dando os exemplos de Espanha ou Reino Unido.

Reformas permitem reacção

Para o ministro da Economia e da Inovação, o facto de Portugal apresentar este ano um abrandamento económico inferior a outros países «é resultado do que tem sido feito» pelo Governo português.

«O ajustamento orçamental e as reformas (feitas) na hora certa, porque caso contrário havia menos espaço para reagir», sublinhou o ministro.

«Face a um choque tão brutal» da conjuntura externa, «temos um rumo claro: apoiamos as PME (pequenas e médias empresas) e as grandes empresas», destacou Pinho, acrescentando que o Governo irá continuar «a tomar as medidas para apoiar os sectores mais atingidos pela situação internacional».
Continue a ler esta notícia

Relacionados